Tudo mundo sabe a importância de uma boa limpeza nos cascos. Alem dar conforto ao animal você detecta cedo eventuais problemas que possam existir. No entanto, muitas pessoas sentem dificuldade em faze-lo por não conseguirem que seu animal levante a pata. No começo peça que alguém te ajude, segurando o animal posicionando-se do mesmo lado em que você pretende fazer a limpeza, assim, caso o cavalo reaja ela poderá segurá-lo puxando a cabeça do animal contra você.
Com um cavalo novo, tenha calma, faça o trabalho devagar. Comece massageando ou dando tapinhas até que ele se sinta confortável com o toque de suas mãos. |
A medida que for aceitando esta pratica, a rotina prosseguirá normalmente. Use a mão que está livre para dar tapinhas por toda a perna desde da espádua até o casco. Somente quando o cavalo se sentir a vontade é que você começa a usar o limpador. Lembre-se que o cavalo tem que sentir prazer em todo o processo, tem que se habituar como uma prática agradável, isto facilitará muito. Quando o animal estiver tranqüilo por completo é que se pode amarra-lo em um cabresto e deixar a prática mais segura.
Pegando o membro dianteiro...
Comece posicionando-se corretamente, ou seja, se você vai limpar as patas dianteiras, fique em pé do lado do cavalo. Quando o cavalo já estiver acostumado, ele logo erguerá a pata ao sentir o toque de suas mão em seus membros. Uma prática segura é empurrar a espádua do cavalo com seus ombros para que ele desloque seu peso para as outras patas. Uma vez que a pata estiver levantada segure-a com uma mão e limpe com a outra.
Cuidando do membro traseiro...
O processo é parecido com o das patas dianteiras, mas talvez um pouco mais complicado devido a conformação do animal (anatomia do jarrete). Primeiro levanta a pata para frente, somente depois vire-a para trás. Para pegar a pata traseira, fique de pé ao lado da garupa na altura da anca do cavalo. É importante ficar bem perto, pois caso o animal tente dar coice, será mais fácil esquivar-se. Apóie as duas mãos na garupa do animal e depois vá descendo por trás do quarto traseiro do animal. Quando suão mãos atingirem a canela faça leve pressão até que ele dobre seu jarrete e estenda-o para frente (antes de vira-lo para trás).
Segurando a pata...
Segure a pata de seu cavalo distante do chão para que ele perceba que você quer mantê-la em suas mãos. Faça com que perna, joelho e jarrete dobrem naturalmente.
Muitas pessoa gostam de, ao segurar os pés, apoiar os cascos entre os joelhos.
Limpando o casco...
Quando a perna estiver em suas mãos, ou em seu colo, e o cavalo não estiver mais puxando, comece a limpeza do casco. Para a sua segurança, nunca limpe enquanto o cavalo estiver puxando, ou tentando estirar.
O material usado é um limpador de metal, normalmente coberto com borracha onde você segura. Mas, a maioria prefere o modelo de plástico ou ferro. Existe alguns que ainda tem uma escova acoplada para fazer a limpeza dos entulhos mais fácil.
Medidas de segurança...
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário