Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Potro desmamado indo para a sua vida

Sobreanos pastam em grupo num rancho do Colorado.
As melhores pastagens para cavalos em crescimento é uma mistura de leguminosas e capim.

É primavera, e o aguardado potrinho do ano passado agora é um desenvolvido sobreano. Já não depende de sua mãe para a maioria de suas necessidades nutricionais. Já se vale por si só.
"É um dos períodos de crescimento mais rápidos dos cavalos" fala Sarah Ralston, VMD, PhD, uma professora especializada em nutrição equina na Rutgers University.
"Êles não crescem tão rápido como quando foram desmamados ou potrinhos, porém continuam aumentando significativamente em pêso e em altura. Como tudo o que cresce rapidamente, sem que se administre nutrientes adequados, existe um grande perigo de que não se desenvolvam corretamente".
Para os 12 meses de idade, o cavalo Quarto de Milha, em média, terá atingido 90% de seu tamanho e 66% de seu pêso adulto. Sem dúvida, os sobreanos não são cavalos adultos e não devem ser alimentados como se o fôssem.
"A diferença entre um sobreano e um cavalo adulto é simples :- os sobreanos continuam crescendo" falou Pete Gibbs PhD especializado em cavalos da Texas A&M Extension."
Em comparação com cavalos adultos, êles necessitam de quantidade apropriadas de proteínas específicas e minerais".
O mais importante na dieta do sobreano é a matéria prima para a formação de seus ossos- proteínas, cálcio, fósforo e minerais (necessários em maior ou menor proporção porém imprescidíveis para o organismo).
Porém nem todos os sobreanos são iguais.Os jovens que se encontram em preparação ou em treinamento têm diferentes necessidades nutricionais em comparação com àqueles que estão pastando em liberdade.
" Os cavalos de sobreano podem obter a maioria de suas necessidades nutricionais para um crescimento moderado nas forragens sempre e quando estiverem pastando diariamente por 15 horas ou mais em uma boa pastagem ou se oferece feno de boa qualidade" disse Gibbs. "Sem dúvida, os sobreanos com pouco condicionamento físico ou com pouco exercício necessitam de uma combinação de fibra e concentrado, independente do seu crescimento rápido ou moderado.
E se queremos ter um crescimento rápido com alta qualidade, é necessário que o alimento concentrado seja balanceado com todos esses fatores a serem considerados, é compreensível o porquê da confusão quando se procura estabelecer um programa adequado de alimentação para os sobreanos. Para auxiliar a resolver esta questão, Ralston e Gibbs dão seus conselhos.
 
 
 
 
 Problemas De Saúde

Mesmo que as enfermidades ortopédicas do desenvolvimento (EOD) em animais jovens se originem devido a múltiplas causas como hereditárias ou exercícios, a dieta e desequilíbrios nutricionais podem desenvolver papeis importantes. As complicações inerentes a EOD, podem ser epifisites, as osteocondrites, e as arterites juvenis, entre outras desordens.
Na década de 70, acreditava-se que o uso excessivo de proteína era a causa, porém esta teoria foi descartada.
"Ao diminuir a quantidade de protéína não melhorará o crescimento ósseo e , na realidade pode ser maléfica", conta Ralston. "Por outro lado , o sobrealimentar com energia - mais de 100% das recomendações da National Research Council - podem causar problemas, em especial se a quantidade de minerais administrada não for aumentada ao mesmo tempo".
Ralston tem a teoria de que o fornecer carbohidratos especialmente quando se mistura com minerais desequilibrados e excesso de energia, é o fator excencial para desencadear EOD.
Êstes fatôres podem causar mineralizações dos ossos anormais e incorretas, que se traduzem em extremidades com propensão a defeitos do desenvolvimento", disse ela.
A dieta deve ser balanceada para atingir uma correta saúde músculoesquelética.
"Uma má nutrição inclui tanto a subalimentação como a superalimentação de nutrientes", disse Ralston. "O Subalimentar atrofiará o cavalo em crescimento e aumenatará o risco de enfermidades. O Sobrealimentar, especialmente com calorias e suplementos, tem o potencial de causar mal permanente na extremidade e ter repercuções metabólicas".
Ralston pensa que o sobrealimentar com grãos ricos em carbohidratos, como o alimento rico em açucar pode levar a um cavalo jovem ao atingir a fase adulta com síndrome metabólica equina, ou insulinoresistência.
"Aquelas farinhas e açúcares se digerem rapidamente no intestino delgado, causando um aumento da glicose no sangue, o que gera um aumento na produção de insulina", disse ela.
"Quando êles estão acostumados com uma ração que tem grande quantidade de farinha e açúcar, por alguma razão suas células se tornam menos sensíveis a ação da insulina, necessitando de mais insulina para liberar a mesma quantidade de glicose".
A presença de altos níveis de insulina interfere com os hormônios do crescimento.
"É melhor evitar-se tanto os altos como os baixos niveis de glicose/insulina", disse Ralston. "Porisso trate de não alimentar com alimento doce que tenha grande quantidade de melaço". 
 
 
 
 
Treinamento
 
O exercício não é mal, porém para um animal sob exercício intenso ou treinamento as necessidades nutricionais são maiores.
"O exercício é um sinal para os ossos moldarem-se, e somente podem tornar-se mais fortes se têm os nutrientes suficientes para formar o tecido ósseo", disse Gibbs.
Em apartação e rédeas, onde o tamanho não é importante, a estrutura óssea é. Muitos desses animais jovens entram tardiamente em rigorosos programas de treinamento quando o comprometimento da integridade da estrutura óssea é uma verdadeira preocupação.
Um estudo realizado na Texas A & M com sobreanos formados mostrou que 35% de adição nas necessiadades de cálcio e fósforo, e a necessidade de magnésio foi quase o dôbro da inicialmente estimada.
"Porém a melhor maneira de satisfazer as necessidades minerais é fornecendo alimento com formulação para cavalos, em vez administrar os minerais individualmente como adição ao alimento", disse Gibbs.
Ralston está de acordo.
"Os maiores êrros que temos visto é quando os potros são colocados em treinamento para corridas, e de imediato são alimentados com formulação para cavalos de corrida, que não está programada para cavalos jovens em crescimento, disse ela. "Êles necessitam manter alta absorção de cálcio, fósforoe minerais".
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário