Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Limpando o Casco de seu cavalo


Tudo mundo sabe a importância de uma boa limpeza nos cascos. Alem dar conforto ao animal você detecta cedo eventuais problemas que possam existir. No entanto, muitas pessoas sentem dificuldade em faze-lo por não conseguirem que seu animal levante a pata. No começo peça que alguém te ajude, segurando o animal posicionando-se do mesmo lado em que você pretende fazer a limpeza, assim, caso o cavalo reaja ela poderá segurá-lo puxando a cabeça do animal contra você.

 
Vá com calma...
  Com um cavalo novo, tenha calma, faça o trabalho devagar. Comece massageando ou dando tapinhas até que ele se sinta confortável com o toque de suas mãos.
A medida que for aceitando esta pratica, a rotina prosseguirá normalmente. Use a mão que está livre para dar tapinhas por toda a perna desde da espádua até o casco. Somente quando o cavalo se sentir a vontade é que você começa a usar o limpador. Lembre-se que o cavalo tem que sentir prazer em todo o processo, tem que se habituar como uma prática agradável, isto facilitará muito. Quando o animal estiver tranqüilo por completo é que se pode amarra-lo em um cabresto e deixar a prática mais segura.

 
Pegando o membro dianteiro...
Comece posicionando-se corretamente, ou seja, se você vai limpar as patas dianteiras, fique em pé do lado do cavalo. Quando o cavalo já estiver acostumado, ele logo erguerá a pata ao sentir o toque de suas mão em seus membros. Uma prática segura é empurrar a espádua do cavalo com seus ombros para que ele desloque seu peso para as outras patas. Uma vez que a pata estiver levantada segure-a com uma mão e limpe com a outra.

 
Cuidando do membro traseiro...
O processo é parecido com o das patas dianteiras, mas talvez um pouco mais complicado devido a conformação do animal (anatomia do jarrete). Primeiro levanta a pata para frente, somente depois vire-a para trás. Para pegar a pata traseira, fique de pé ao lado da garupa na altura da anca do cavalo. É importante ficar bem perto, pois caso o animal tente dar coice, será mais fácil esquivar-se. Apóie as duas mãos na garupa do animal e depois vá descendo por trás do quarto traseiro do animal. Quando suão mãos atingirem a canela faça leve pressão até que ele dobre seu jarrete e estenda-o para frente (antes de vira-lo para trás).

 
Segurando a pata...
Segure a pata de seu cavalo distante do chão para que ele perceba que você quer mantê-la em suas mãos. Faça com que perna, joelho e jarrete dobrem naturalmente.
Muitas pessoa gostam de, ao segurar os pés, apoiar os cascos entre os joelhos.

 
Limpando o casco...
Quando a perna estiver em suas mãos, ou em seu colo, e o cavalo não estiver mais puxando, comece a limpeza do casco. Para a sua segurança, nunca limpe enquanto o cavalo estiver puxando, ou tentando estirar.
O material usado é um limpador de metal, normalmente coberto com borracha onde você segura. Mas, a maioria prefere o modelo de plástico ou ferro. Existe alguns que ainda tem uma escova acoplada para fazer a limpeza dos entulhos mais fácil.

 
Medidas de segurança...
Com um cavalo novo ou irrequieto amarre-o ou tenha alguém para segura-lo. Com um cavalo novo ou irrequieto amarre-o ou tenha alguém para segura-lo.
Nunca mexa, ou tente levantar a pata sem antes manter um contato com a parte superior do corpo do animal, pois os mesmos podem reagir dando coices ou pulando de surpresa.
Nunca sente no chão para limpar os cascos de um cavalo. Você fica sem mobilidade caso o cavalo queira se mexer ou dar coice.
Nunca casquei um cavalo quando estiver descalço, pode ser perigoso.
Caso moscas sejam o problema, passe um spray repelente em seu cavalo, antes mesmo de segura-lo, para evitar que o incomodem.






Nenhum comentário:

Postar um comentário