Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Chek up Geral

É sabido que olho do dono não engorda apenas o boi, mas também o cavalo ninguém mais interessado do que o proprietário, na saúde física e mental do seu companheiro de lazer e de competições. Sem falar no investimento representado, entre custos de aquisição e manutenção de um bom cavalo.
Apresentamos a seguir um roteiro pequeno, porém completo, que ajudar á você a checar não apenas a saúde e a disposição do seu animal, como também as instalações e itens de manejo. A versão mais elaborada não consome mais do que 10 minutos, mas pode ser resumido para 5, quando a situação exigir.
Procure fazer desta checagem parte da sua rotina diária, levando em conta que é sua familiaridade com o normal que o habilitará a detectar os primeiros sinais de anormalidade prevenindo problemas e economizando o seu dinheiro.

Como está a aparência geral das cocheiras?
Enquanto você caminha pelo corredor até a baia de seu cavalo,observe e absorva a impressão geral do lugar. Está limpo e varrido? E os cavalos (todos eles, não apenas o seu), estão olhando pelas portas, atentos e espertos, demonstrando assim, saúde e disposição, em vez de indiferença ou até medo do mundo que os rodeia? Os tratadores estão trabalhando normalmente, ou sentados aos pares e trios batendo papo?
Interior das Baias
Ao entrar na baia do seu cavalo, qual a primeira impressão, e principalmente o primeiro cheiro - de serragem seca e cavalo limpo, ou de vapores de amônia e "cavalo molhado"?
Qual a situação da cama?
A serragem deve estar seca não só na superfície porém também em profundidade. A presença de placas "ocultas" de urina e serragem molhada indica uma limpeza deficiente nas baias. Uma boa profundidade de serragem é de 20-30cm e o mínio aceitável, 10cm. O cocho de água está limpo? E o de ração?
Como está o estado geral do cavalo?
Olhe para seu cavalo como se estivesse vendo pela primeira vez na vida, e pergunte-se: ele está feliz e saudável? Ele confia nas pessoas ou está receoso com alguma coisa? Se alguma dessas respostas for negativa, você tem problemas a resolver. Repare principalmente no brilho do pêlo, se o animal é curioso e amistoso em relação a você, e se ele tem apetite. Todo cavalo saudável e guloso, mesmo que tenha acabado de comer a ração. Ele sempre deverá se interessar por alguma guloseima, açúcar, cenouras ou uma maçã. Aliás, trazer sempre um petisco para seu cavalo ajudará a fazer com que ele conheça e goste de você.
Estado das pernas do cavalo?
Após este primeiro exame visual, passe a uma rápido exame físico, começando pelas pernas. Observe se as quatro pernas estão "secas",ou seja, sem aumento de volumes anormais para aquele animal, especialmente na área de boletos e tendões. Se o cavalo estiver em posição de descanso - com um dos posteriores flexionado - anime-o a dar alguns passos, dentro da baia mesmo,e observe se ele distribui o peso por igual sobre as quatro patas no momento em que ficar parado novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário