Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Calçando Seu Cavalo



Costuma-se dizer que existem vinte e nove problemas:
  • Quatro cascos aparados adequadamente
  • Vinte e quatro cravos bem posicionados
  • Um ferrador consciente
Além destes problemas, existem ainda outros, como a inibição dos movimentos do animal mal ferrado, a penetração do cravo na matéria córnea sob a ferradura.
Por isso para o bom ferrageamento, devemos ter certos cuidados, os quais mostraremos a seguir:

- Os ossos do sistema digital devem estar alinhados. Quando observamos o animal de lado, a parede frontal do casco e os talões devem estar paralelos ao eixo antero-posterior.

-As ferraduras não devem ser menores do que o plano da sola, devendo ultrapassar o casco já aparados, em um ou dois milímetros, a fim de favorecer o crescimento do casco do animal.


-Os dois últimos cravos não devem ficar atrás da linha do segundo terço da periferia do casco e o arrebitamento destes deve ser feito de 1,5 a 2,5 cm acima do casco do animal.
-Após o ferrageamento, os digitais devem ter as mesmas dimensões, estética e peso.

-Quando o alinhamento dos talões não é paralelo ao casco, então a ferradura deve ser maior do que o plano da sola, a fim de se aumentar a base de sustentação do animal.
Ao escolher a ferradura, saiba que basicamente existem três tipos: as planas, as tanoladas e as arqueadas.
É preciso que se tenha sempre em mente que a ferradura deve proporcionar proteção ao casco do animal, sem causar desconforto ou atrapalhar sua locomoção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário